Colocar algo positivo

Acrescentar algo que fomente a evolução humana é muito simples. Nós, como espíritos também trabalhamos e aqui estamos para dar a nossa contribuição conforme podemos. Ora, já se acaba uma terça-feira e há muito ainda que percorrer nesta a que chamam semana santa.

Logo inicia-se de um lado preparativos religiosos de reflexão e introspecção. Do outro, assoma-se a intenção comercial de vender ovos de chocolate.

“-Assegure uma feliz páscoa! Tenha a oportunidade de comprar!”… Assim muitos tem o sustento por meio do trabalho árduo em transformar um fruto amargo em doce de domingo.

Tanto de um lado como de outro pode haver uma mudança de paradigma, afinal o Cristo pouco aparece na sua forma de Espírito que dá vida. Assim Ele disse:“-Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida.” João 14,6. Alguém ousa contestar?

A figura do ovo é emblemática, mas hoje quero destacar a imagem da uva. Com ela se faz o vinho. Este mesmo que Jesus usou naquela janta em que abriu seu coração e todos da mesa puderam conversar com Ele e receber em forma de comida e bebida um alimento espiritual.

Jesus Cristo como Mestre ensinou que a forma simples concentra o poderoso símbolo. Daí, cear juntos é sinal de proximidade e afeição. Para ser servido, o vinho passa por um processo de fabricação desenvolvido pelo ser humano de fermentar o fruto da videira. Muito apreciado desde a antiguidade, diziam que era bebida espirituosa. Pois tirava da planta algo que maravilhava quem provasse.

Hoje, muitos exageram na bebida e bebem desregradamente prejudicando a si e aos demais. Mas, voltando às uvas, para tornarem-se bebida elas se oferecem pacificamente para serem pisadas, esmagadas. E, de seu suco nasce o sangue da alegria. Ora, os cristãos bebemos o sangue da uva em momentos de comunhão lembrando do Mandamento do Amor. Ah! Amor que o Cristo soube exemplificar e que continua a ser novidade!

Neste ano de 2016 passamos por bons bocados. Muitos brasileiros continuam a sentirem-se oprimidos mas nem por isto a vida cessará. Do caldo grosso, depois de fermentado e bem tratado surgirá um belo licor vivificante.

Agora, cabe a cada um que quer ter um copinho deste suco celeste que seja um odre novo! Para vinho novo, um novo recipiente. Ou vamos desperdiçar todo esforço anterior? Não! Nada disso! Vamos saber morrer com o Cristo e com Ele ressurgir! Vida e esperança neste chão!

Helder Camara

***********************************************

A boa notícia!

Hoje é Páscoa! Tempo de alegria e agradecimento por todo bem que Deus nos dá.

Já diz a fase que conclama ao gesto de retribuição amorosa: gentileza gera gentileza. A alegria está contagiante em nossa vida. E mesmo em meio a dificuldades podemos fazer diferentemente todos os nossos deveres.

Podemos criar maneiras de traduzir a gratidão que sentimos a Deus, a Jesus Cristo, a Maria de Nazaré, à nossa família. Como?

Sendo novas criaturas. Queremos alavancar nossa existência, e com isto transcender. É possível deixar transparecer a juventude num antigo ser.

Bom, Páscoa é Vida Nova. E eu estou aqui novíssimo em folha.

Mesmo  que por aparência tenha rugas e não me encontre com semblante distinto do que tinha quando encarnado.

Desinchei dos adoecimentos e necessidades próprios da condição física e aceito a realidade espiritual com sua imensidão.

Ah! Que alegria ser! Que alegria poder abarcar o mundo com os braços! Agora posso! Sinto um pouco do que o Cristo descrevia com sua comparação quando dizia que gostaria de achegar Jerusalém como a galinha coloca debaixo de suas asas os seus filhotes.Pois, bem! Neste dia como nos que se seguirão, peço: a paz aos seus corações.

Que nas celebrações festivas de hoje e das que se seguirão em sua vida resplandeça este desejo tão humano e tão divino  do acalento, da suavidade em família, da generosidade.

Helder Camara

27/03/16

***********************************************

A nossa seleção

Em breve começará os jogos olímpicos.

Eu, como outras pessoas achamos o símbolo da tocha olímpica uma forma de união e convocatória à boa ação.

Na antiguidade os heróis faziam de um tudo para ter a boa sorte ao seu lado. E, assim, ter a fortuna de uma boa morte. Parece um contra-senso reunir a sorte e a morte. Afinal, para quê a vida?

Os antigos sabiam que sorte nesta vida é perseverar em elevados ideais, benfazejos e salutares. No Berço da Democracia aprendemos que os heróis lutavam pelo bem comum. E a morte coroava uma vida dedicada nesta intenção.

Mas, o quê? Seria melhor o egoísmo, o orgulho ufanista! Uma vida por glória!…

Mas, a glória não está neste mundo. Glória e vitória se alcançam na perenidade da eternidade.

E, é lá que ela vinga.

Interessante que utilizamos a palavra vingar, quando algo que se quer muito acontece.  Também dizemos da criança quando nasce. Foi um bebê que vingou. Ora, a nossa vingança, se assim podemos chamar,que seja o perdão.

Um ser democrático sabe o valor do perdão.

Um coração leve será aquele capaz de libertar-se perdoando.

O Brasil, muitos dizem, e com propriedade- tem sina de ser o Coração do Mundo. Assim é, assim será. Que seja coração valoroso e leve a perdoar e seguir adiante.

Brasil solar a indicar a boa sorte e, sabendo da honra e glória do Mestre Jesus Cristo, levará ao Orbe o entendimento do que seja Vitória!

A Paz!

Helder Camara

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s