Que todos empreguem esforços para combater em si o egoísmo, certo de que esse monstro devorador de todas as inteligências, esse filho do orgulho e causador de todas as misérias do mundo terreno é a negação da caridade. E, por conseguinte, o maior obstáculo à felicidade dos homens.
Seja feliz!
Qual desejo mais sincero que se pode almejar para si e para o outro?
Ser feliz. A felicidade não é algo que se recebe de mão beijada. Ela vem com o tempo. Ou, se quiser, ela chega coroando um caminho percorrido por quem a busca.
Uma pessoa comprometida com a sua melhoria pessoal ou sua reforma interior, saindo de estados viciosos e adoecedores, com certeza, buscará ser mais feliz. E esta recompensa virá acompanhada da busca pela felicidade do outro, nosso irmão e irmã.
Claro, quem é egoísta está distante do objetivo que procura. Como ser feliz, ter bens materiais, estar rodeado de pessoas queridas e caras ao seu coração; ter proteção de anjos da guarda e as preces dos antepassados e viver com mestes iluminados como Jesus e olhar só para si e viver voltado para o seu umbigo?
É uma incoerência.
Longe de querer definir as palavras e tolher o seu sentido – faço hoje um pedido sincero a você, leitor: impeça tudo o que seja obstáculo para a sua felicidade.
Não nos falta nada. Basta seguir o Pastor de nossos corações que é o Cristo. Passaremos por trilhas nada bonitas: aridez, vale tenebroso e tudo o mais. Mas, o Senhor com seu bordão e seu cajado nos dará segurança.
Às vezes vemos só o físico de nossas dificuldades. Sentimos só o empurrão, uma cutucada ou então aquela alça que nos ergue e atira para o outro lado do desfiladeiro. Como ovelhas, somos guiados. Bobinhas, às vezes necessitamos cuidados especiais, porque desgarramos do caminho e nos encontramos em terreno de espinheiros por não escutar a voz do Amado dizendo: “-Vem!”
Que não nos falte as águas tranquilas para sorver e a mesa onde teremos a comida abundante, mesmo em presença do inimigo voraz. Teremos dores e dissabores, porém, temos também o óleo reconfortante e as ataduras para as feridas.
Amigo, amiga,
Seja feliz!
Helder Camara